BLOG DO MERSON

MÉDICO - CRM 15019-PR 9458-SC 90471-SP - email: mersonreis@gmail.com



O pior emprego médico do mundo

Published by Emerson Reis under , , , on 19:28

Mapa da região sul da Bahia, em algum lugar deste está o plantão que estou descrevendo




O pior emprego médico do mundo, pelo menos do mundo que eu conheço, tendo já trabalhado em todas as 5 regiões do Brasil, é no sul da Bahia, não vou contar o nome da cidade, mas vejamos os motivos:




1) Você chega e encontra dezenas de pessoas internadas, todas sob sua responsabilidade (ninguém mais vem visitar ou prescrever para os pacientes, portanto, se vira neguinho!!!)


2) Chega cedo e geralmente nem encontra o colega (que já abandonou o plantão e você que se f... neguinho) (o que ele não sabe é que a responsabilidade ética é dele, se acontecer alguma m... nesse espaço de tempo)


3) Ao entrar no consultório (horroroso e sem ar condicionado, com o ventilador de teto com defeito, girando ao contrário e apenas aspirando o ar, ou seja, piorando a sensação térmica de calor) descobre que ja "agendaram" (isso mesmo, agendam consultas em pronto socorro!!!) 30 consultas para você, como se fosse um ambulatório assim de PSF, pensa que é fácil, Dr. tongão???


4) Descobre que as 30 "fichas" são simplesmente papéis em branco, sem nenhuma informação, ou seja, não há prontuário, apenas fichas de atendimento de emergência, absolutamente em branco, e você que se vire, neguinho!!!


5) Descobre que há anos que é assim, da mesma forma, e os médicos que lá atendem estão acostumados, acostumados a não medicarem corretamente seus pacientes, não terem prontuários para anotarem os dados dos pacientes, sem poder acompanhá-los corretamente, e as centenas de pacientes continuam chegando, dia e noite, alguns doentes, outros nem tanto, mas quem vai adoecer em breve é você, médico bocó!!!


6) Descobre que todo e qualquer parto é sua responsabilidade, que não tem cobertura para uma eventual cesariana, ou seja, nem colega de sobreaviso muito menos anestesista.. Você tem de controlar as gestantes, e tudo acumulado com os pacientes internados, os pacientes da emergência e as dezenas e dezenas de consultas a todo tempo, se vira médico doido!

7) Pior, quando vai fazer um parto e necessita fazer uma episiotomia, só então percebe que a tesoura disponível não tem fio nem para cortar papel da escolinha da Maria Luísa, de tão cega que é a tesourinha, tsc, tsc, se lascou, mermão!!!

8) Descobre que todos os habitantes da cidade vizinha, que é até maior, adoram consultar no seu plantão, porque lá encaminham tudo para a cidade maior, e eles querem chegar no seu plantão, porque você pode resolver, "vai que é tua", Doutoooor!!!!!

9) Tem a infeliz surpresa de descobrir que está num pronto socorro movimentado mas sem nenhum aparelho de eletrocardiograma e para seu susto, eles consideram isso normal e ninguém faz nada. Se vira nos 30, doutorzinho!!!!!

10) Quando chega a hora de sair (você mesmo, mané) você fica esperando o colega chegar, nem que seja com hoooras de atraso, mas pelo menos você sabe da sua obrigação ética, e para se deliciar passa uma visita para os "trocentos" pacientes que estão internados, pelo menos com uma letra bonita, claro...

11) E o "Gran Finale" vem à noite, quando a tão aguardada refeição você descobre ser a maravilhosa sopa, a mesma que é dada aos doentes!!!


12) Você jura por tudo que é santo que jamais vai voltar ao plantão e acaba voltando, ou seja, alguém com o seu currículo não é bom do juízo mesmo, precisa se internar...



Esta caveirinha é da Escola Paulista de Medicina, mas bem que lembra certos empregos...




15 comentários:

Rodrigo Andolfato disse... @ 20 de março de 2009 às 20:18

Eu já li algumas reportagem mostrando que em certos lugares do interior do Brasil tem vaga pra médico, pra ganhar dez mil por mês, mas não acham candidato. O seu post mostra o porquê!

De qualquer forma parabéns pelo que fez pelos pacientes nesta época tão difícil!

Abraços

Unknown disse... @ 21 de março de 2009 às 07:20

Realmente, há muitos lugares que são assim. Isso me deixa bem triste, já que para uma situação dessa melhorar, é preciso de muito esforço, não dá pra uma pessoa só mehorar tudo.

De qualquer forma, parabéns por ter postado sobre isso. É algo que é bom saber, não dá pra ficar achando que tudo anda às mil maravilhas.

http://cantodoescritor.blogspot.com/

Anônimo disse... @ 21 de março de 2009 às 22:18

Valeu pelo coments in my blog!!!!

Quando puder volte, só para desestressar =D

É isso, e tenho dito

bjaOO

Bia Macieira disse... @ 21 de março de 2009 às 22:19

Infelizmente a saúde no Brasil vai de mau a pior.
Se metade dos médicos fossem como você.

-

Obrigada pelo elogio em meu blog.

Espero que você possa continuar com sua ética, quem sabe assim não conseguimos fazer com que outros entrem neste caminho.

Bia Macieira disse... @ 22 de março de 2009 às 00:05

Vou seguir também.

Pelo menos você está fazendo o bem as pessoas.

Anônimo disse... @ 22 de março de 2009 às 10:22

Me add no msn planetablogueira@hotmail.com
Que te explico como fazer uma caixinha' link-me'

ok??

Obrigada pela parceria em meu blog. e Sucesso ao teu!

André disse... @ 22 de março de 2009 às 16:02

é de tirar a paciencia,né?
gostei da forma de escrever, é bem o estilo das nada.delicadas mesmo!!
rsrs

inclusive, parabens pelas musicas do blog, bem legal.
continue nos acompanhando sempre, querido..sua presença é mais que importante.
;)

http://www.nadadelicada.blogspot.com/

Bianca Mól disse... @ 22 de março de 2009 às 21:18

um absurdo isso...o seu texto ficou muito interessante e bem pessoal, assim..deu um caráter mais "humano" às críticas que a gente tanto ouve do sistema de saúde, e, nossa...mantenho a palavra: absurdo.
por isso que acho que a profissão de médico é louvável. tanto e tanto estudo e salvar vidas. muitas (muuuitas!) vezes em condições tão ruins. =| quando vai mudar isso?
beijos

Anônimo disse... @ 23 de março de 2009 às 15:56

Olá parceiro, já add seu banner em meu blog "No stress", quando puder dá uma passadinha no meu blog do downloads ok?


http://downloadsdoplaneta.blogspot.com/

Abração e ótima semana!!!

Vandabyplaneta

Anônimo disse... @ 23 de março de 2009 às 16:29

Selinho pra vc em meu blog parceiro!!

http://planetadablogueira.blogspot.com/

Anônimo disse... @ 10 de dezembro de 2009 às 20:09

Isso não é hospital nem plantão, isso não passa de um mero jeito dado para calar a boca do povo! É coisa de político mau-caráter...

É uma falta de respeito com o povo e com o profissional. O prefeito dessa cidade deveria ser denunciado ao Ministério Público.

Isso me lembra o templo da Bíblia, onde Jesus pegou um Chicote ao ver tanta baderna! Isso é ter que fazer curandeirismo, não Medicina.

Isso tem que ser denunciado! Chamar a imprensa, o Fantástico, O Programa de Domingo, o Ministério Público. Filmar tudo e mandar pra cadeia os responsáveis por isso!!

Anonimo disse... @ 13 de maio de 2010 às 21:21

Estive no sertão por 6 meses. Pediram p atender 32 pacientes em cada período, conseguia atender somente 24. Mesmo assim fazia o possível pra fazer um exame físico digno(pedir exames era perda de tempo pra mim e p/ os pct), os pacientes caia na rizada quando eu colocava o estetoscópio p ausculta-los... nunca foram auscultadooos... Tive que sair porq tive um desentendimento c a enfermeira q se passava por medica antes da minha chegada, ela queria me obrigar a atender 62 pessoas por dia...Os pacientes ficaram do meu lado porq eram bem atendidos(nada do q eles realmente mereciam)... em fim ficou insuportável ela marcando pct sem eu poder atender todos... tive q sair...

Unknown disse... @ 25 de maio de 2010 às 12:09

E o nosso governo diz que a saúde anda bem....
Cheguei a receber proposta de R$ 3.000,00 para 20 hs. diárias + plantão de 24/24 hs sobreposto ao "ambulatório" .......... rsrsrsrsrs

Unknown disse... @ 25 de novembro de 2010 às 12:29

Oi!
Eu morava em SC eresolvi me aventurar no MT.Sou gineco e vim para uma cidadezinha.Depois que li a tua aventura na Bahia me conformei..acho que eu enlouqueceria poia também penso como você. Aqui pelo menos vem um anestesista de fora quase sempre para as cesarianas, mas pediatra..he he somos nós mesmos e se precisar encaminhar são 5 horas em uma ambulância rezando para chegar na "referência".Quando cheguei aqui quase surtei pois fiz minha especialidade em POA e nunca tinha vindo para o centro oeste do país.Você é bem mais corajoso do que eu..sem prontuário, sem material e,o pior de tudo, é a falta de ética dos profissionais aqui pra cima pois percebo que é comum abandono de plantões e as pessoas acham que é comum...e, os políticos ainda enchem o peito para elogiar a saúde no país..fala sério!

Juatel Becker disse... @ 25 de junho de 2011 às 20:38

Achei interessante, mas covardia sua, nao dizer a todos a cidade, pois assim estaria ajudando a outros colegas e fazendo um serviço social, outrossim, originalidade e falar e assinar, pense bem antes de escrever, pois se for verdade podera ser melhorado o serviço e se for mentira, se for so sua opinioao??? seja audaz e diga o nome da cidade me envia email estou mudando me para interior da bahia cidade pequena, juatel becker juatelbecker@gmail.com

Postar um comentário

Comente aqui, não custa nada e não dói!

 

Arquivados

Top Comentaristas

Widget UsuárioCompulsivo

E eu nem sou assim vegetariano...

0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.

()