BLOG DO MERSON

MÉDICO - CRM 15019-PR 9458-SC 90471-SP - email: mersonreis@gmail.com



O que você faz de sustentável???

Published by Emerson Reis under on 08:50





Há quase 5 anos tomei uma decisão: criar minhocas, e, confesso, não foi uma decisão fácil. As pessoas costumam falar muito de ecologia, separam seu lixo, muitas vezes sem saber o destino daquilo que vai ser reciclado. Eu decidi criar minhocas porque elas que reciclam mesmo aquilo de podre que produzimos, o cocô. Isso mesmo as fezes de nosssos animais, no meu caso eu tenho os cães, e meus amigos sempre tem gado fazendo cocô no pasto...





Isso tem a ver com aquecimento global diretamente, porque as minhocas, calmamente digerem o alimento que ficaria fermentando ao ar livre, e vão transformando o estrume em humus, o mais fértil dos fertilizantes orgânicos. Tão interte que podemos utilizar até no fundo dos aquários. Aquários plantados, aliás, são outra paixão que tenho. E por falar em paixão, os peixes são apaixonados pelas minhocas. Mas como fazer para ter minhocas em casa? Ou mesmo no apartamento? É simples, há 5 anos uso um sistema chamado Minhobox, desenvolvido por um zootecnista de Montes Claros-MG, que funciona muito bem. Mais detalhes em http://www.minhobox.com.br/ , é para visitar e aderir ao projeto, que é simplesmente tudo de bom. Gente. Vamos fazer a nossa parte na ecologia???






Este acima é o modelo do minhocário que utilizo, o Hobby iscas, é muito interessante, produz 3 kg de minhocas por mês... E consome 150 litros de coisas podres que não utilizamos para nada, e em troca nos dá 100 litros de humus...



Essa outra imagem é das minhocas sendo transferidas de uma caixa para outra através de um sistema de telas... muito interessante, e não sujamos as mãos, não precisamos sequer catá-las nem estressá-las.

13 comentários:

Unknown disse... @ 15 de fevereiro de 2009 às 09:23

Muito interessante! Não sabia que as minhocas fossem importantes assim para o meio-ambiente =]

Emerson Reis disse... @ 15 de fevereiro de 2009 às 09:29

São sim, Carol, e mais, elas não agridem ninguém. São os bichinhos mais pacíficos que existem, não comem nada que não tenha apodrecido completamente, nem animal nem vegetal, pode?

Daniela Lima disse... @ 15 de fevereiro de 2009 às 09:34

Oláaa!!! Rapazzz... este ano construirei um minhocário na escola onde leciono, inclusive tenho q ensinar os alunos a construir certinho... já visitei o site inicado na sua postagem, mas provavelmente virei aqui para perguntar algumas coisas... Sabe, eu acho engraçado q as pessoas não conseguem ver a função dos organismos no planeta, nada existe só por existir!!!Tudo de muito bommmmmm!!! até!

Emerson Reis disse... @ 15 de fevereiro de 2009 às 09:49

Daniela, o importante é que você construa o minhocário bem isolado dos predadores naturais que são principalmente as formigas cortadeiras, por isso, o segredo é fazê-lo suspenso do chão, e nos pontos críticos, por onde as formigas podem subir, coloque um tipo de cone invertido e lubrificado com graxa para as formigas não invadirem seu minhocário...

Renato Ziggy disse... @ 15 de fevereiro de 2009 às 10:37

Hehehe! É uma dica interessante, criativa, mas criar minhocas... hehehe! Não dá onde eu moro. Abraços.

Emerson Reis disse... @ 15 de fevereiro de 2009 às 11:23

Mr. Ziggy, visite o site www.minhobox.com.br e verá que não é impossível não, pois elas não ocupam quase que nenhum espaço, e vão dar conta do lixo que você produz, pense nisso!!!

Roberto Ney disse... @ 15 de fevereiro de 2009 às 11:48

interessante seu blog dr. emerson...
eu sou advogado e também procuro contribuir com o que posso para termos um meio ambiente melhor. Ah! eu moro em Salvador, mas nasci no interior da Bahia, em uma cidade há 100 km de Utinga... vi que talvez vc vá trabalhar lá não é? A chapada diamantina é um lugar muito bonito, tenho certeza que irá gostar.
esse é o endereço do meu blog:
http://ocomcopo.blogspot.com/
seja muito bem vindo a visitá-lo.
abraço

Roberto Ney disse... @ 15 de fevereiro de 2009 às 11:48

interessante seu blog dr. emerson...
eu sou advogado e também procuro contribuir com o que posso para termos um meio ambiente melhor. Ah! eu moro em Salvador, mas nasci no interior da Bahia, em uma cidade há 100 km de Utinga... vi que talvez vc vá trabalhar lá não é? A chapada diamantina é um lugar muito bonito, tenho certeza que irá gostar.
esse é o endereço do meu blog:
http://ocomcopo.blogspot.com/
seja muito bem vindo a visitá-lo.
abraço

Emerson Reis disse... @ 15 de fevereiro de 2009 às 12:26

Roberto, obrigado pela visita. Vou visitar o seu blog e postar um comentário, ok?

Mimirabolante disse... @ 15 de fevereiro de 2009 às 17:49

Oi,vi vc no blog da Daniela....tenho um sonho gr em criar um minhocario.....vi esta sua postagem e fiquei mais sohadora....estça mt legal a foto e a postagem......vc no blog dela,fala tbm em formigas( meu problema atual).Desde que comprei a minha casa em Miguel Pereira,distante 120 km do RJ,sofro com as formigas.....No inicio,era somente no jardim.....agora elas estao invadindo a minha casa.......voltando as minhocas....se eu tentar fazer a criaÇao de minhocas somente em um lugar....nao vai dar certo(eh uma pergunta...o pc esta ruim e estou sem acentos,ponto de interrogaÇão e etc....)aguardo vc no meu blog....tah....

Regina Bolico disse... @ 15 de fevereiro de 2009 às 23:01

Oi Emerson!
Acabei de ler o teu comentário no meu blog e vim conhecer o teu. Sobre o fundo preto do teu blog, achei bem interessante, mas vou continuar no meu branquinho mesmo. Sobre as minhocas, tenho um interesse especial por elas, no meu curso (educação ambiental) uma professora já tinha nos falado do minhocário das maravilhas de um minhocário. Por enquanto, o que faço é a compostagem do lixo orgânico.
Um abraço.

Elisia Bass disse... @ 17 de fevereiro de 2009 às 09:32

gostei desse criatório, como moro num AP pequeno não dá para fazer isso, já pensei em criar algum bicho em casa, mas meus pais não gostam de cachorro e até certo ponto os dogs dão trabalho, já pensei em em vários outros, mas alguns, como aves ,não concordo em criar em gaiolas logo descartei a idéia.. estou pensando em voltar a cuidar de samambaia, minha planta preferida.. pois animais está difícil, :(
abraço

Unknown disse... @ 17 de fevereiro de 2009 às 11:44

oi emerson, sou a marcia de rebouças. Eu também tenho um espaço para o minhocário, mas não consegui fazer ir para frente, quem sabe quando vc vier para rebouças vai me ajudar a fazer isso.
Seja bem vindo
um grande abraço
Marcia Cristina Marins Martins

Postar um comentário

Comente aqui, não custa nada e não dói!

 

Arquivados

Top Comentaristas

Widget UsuárioCompulsivo

E eu nem sou assim vegetariano...

0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.

()