BLOG DO MERSON

MÉDICO - CRM 15019-PR 9458-SC 90471-SP - email: mersonreis@gmail.com



Torre de Babel

Published by Emerson Reis under on 19:21


     

Essa é uma representação da Torre de Babel original.

        Em 1998 foi instituído no Brasil o prontuário eletrônico. Ferramenta essencial para os médicos e profissionais de saúde armazenarem os dados dos pacientes. Para efetivamente anotar tudo que é feito em benefício do paciente. Acordou-se que seria permitido a diversas empresas desenvolverem sistemas próprios de prontuário eletrônico desde que seguissem premissas básicas do Conselho Federal de Medicina, uma das principais a impossibilidade de edição dos dados lá colocados e de que os dados pudessem ser tabulados mensalmente, segundo primissas mínimas. Informações simples, quase toscas, não detalhadas.

    Após 23 anos a situação que temos é de que há tantos programas de prontuário eletrônico, completamente diferentes, que não dialogam entre si,  que não trocam informações em tempo real, e só após uma tabulação de daods é que estes são transferidos ao SUS. 

        Tal situação nõ ocorreria se tivéssemos adotado, e lutado, por um sistema único de informação em saúde, que devia ter sido utilizado tanto nos hospitais públicos quanto nos privados, em pronto socorros, UPAs e afins. Hoje, com essa bagunça informática, essa Torre de Babel digital, é possívle uma pessoa se consultar em diversos postos de saúde, pegar diversas receitas, inclusive gratuitamente e o SUS (nós) só ficarmos sabendo no mês seguinte, aí Inês é morta...

        Também não temos dados em tempo real da vacinação, das medicações de uso contínuo, das internações e cirurgias para o planejamento das políticas públicas e também para o imediato ressarcimento ao SUS dos gastos com pacientes que tenham convênio.

        Mas nunca é tarde. Luto para que possamos, na forma de uma lei, unificarmos esses prontuários num sistema único de informação em saúde, que faço disso minha jornada de vida, por isso vou lutar, com isso vou me comprometer.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui, não custa nada e não dói!

 

Arquivados

Top Comentaristas

Widget UsuárioCompulsivo

E eu nem sou assim vegetariano...

0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.

()